Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Disciplinas
Início do conteúdo da página

Disciplinas

Publicado: Terça, 09 de Julho de 2019, 10h49 | Última atualização em Terça, 17 de Agosto de 2021, 15h44

 

 

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação Física Escolar prevê carga horária total mínima 360 (trezentos e sessenta horas), ofertado de forma única e na modalidade presencial. Abaixo estão as disciplinas comsua respectivas carga horária e ementa.

 

ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - 30h

Ementa: Contextualiza e apresenta as abordagens pedagógicas desenvolvidas pela/para a Educação Física escolar. Debate os fundamentos que orientam as abordagens pedagógicas desenvolvidas e implementadas nos anos de 1980 até o momento atual. Debate como as modificações nos obje6vos e nas propostas educacionais da Educação Física no último século, influenciaram/influenciam a formação do profissional e as prá6cas pedagógicas dos professores de Educação Física.
Docente: Danusa Robers


TRANSFORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS ESPORTES COLETIVOS CONVENCIONAIS - 30h

Ementa: A organização do trabalho na escola numa perspectiva transformadora das práticas. Planejamento, e prática pedagógica dos esportes coletivos. O desporto coletivo tematizado nas aulas e suas técnicas, táticas, regras oficiais, e contexto histórico, cultural e social. Práticas de ensino baseadas na experimentação e na iniciação esportiva universal.
Docente: Mauro Fontoura Borges Neto


JOGO, BRINCADEIRA E BRINQUEDO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 30h

Ementa: Compreender o jogo, o brinquedo e a brincadeira enquanto conteúdo da cultura corporal de movimento, seus aspectos conceituais, históricos, metodológicos, pedagógicos e as contribuições para o desenvolvimento humano, sobretudo no processo de construção do conhecimento, da expressividade e da socialização da criança.
Docente: Igor Barbarioli Muniz


O TRATO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - 30h

Ementa: A luta como elemento cultural e educa6vo, construída historicamente. Luta, Arte marcial e Esportes de combate. Classificações, 6pos e caracterís6cas das lutas. Materialização da luta como conteúdo da Educação Física Escolar: planejamento, possibilidades pedagógicas e recursos materiais alterna6vos para o ensino de lutas na escola.
Docente: Felipe Ferreira Barros Carneiro


EXPERIÊNCIAS CORPORAIS COM ESPORTES ALTERNATIVOS - 30h

Ementa: A tipologia dos esportes alternativos. As técnicas, táticas, regras oficiais, contexto histórico, cultural e social de cada modalidade. Experimentação de esportes praticados em culturas distintas.
Docentes: Felipe Cuquetto Piekarz
                 Igor Barbarioli Muniz

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA - 30h

Ementa: Ciência e sociedade. Conceitos básicos da metodologia cienUfica. A construção lógica do método científico. Pré projeto de pesquisa. Projeto de pesquisa. Ar6go científico. Pesquisa científica. Publicação científica.
Docente: José Maurício Diascânio

DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL: REFLEXÃO A PARTIR DAS PRÁTICAS CORPORAIS - 30h

Ementa: A organização do trabalho na escola numa perspec6va inclusiva. Planejamento, avaliação e trabalho pedagógico na busca de prá6cas corporais inclusivas. O desporto adaptado tema6zado nas aulas e suas técnicas, tá6cas, regras oficiais, e contexto histórico, cultural e social. Prá6cas corporais indígenas e suas culturas. Relações étnico-raciais, cultura de jogos e prá6cas corporais historicamente construídas por populações africanas.
Docente: Mauro Fontoura Borges Neto


PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONTEXTUALIZANDO A AÇÃO DOCENTE - 45h

Ementa: Esta disciplina problematiza juntos aos docentes/discentes questões ligadas ao trabalho docente realizado nas aulas de Educação Física, de modo que analisem de forma crí6ca a essa matéria de ensino dentro do contexto da educação escolar, a par6r de suas trajetórias profissionais, com o debate teórico aprofundado, par6ndo das observações do contexto situado. O papel social da Educação Física dentro do contexto escolar e suas implicações para a formação humana.
Docente: Igor Barbarioli Muniz
               Epifanio Davi de Souza Santos


REFLETINDO, RELATANDO SISTEMATICAMENTE A PRÁTICA E ESTUDANDO ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS - 45h

Ementa: Esta disciplina problematiza o trabalho docente a partir da descrição, identificação e reflexão de problemas identificados nas aulas de educação Física escolar. Promove o estudo sistematizado de situações didático-pedagógicas realizados no cotidiano docente. Busca elaborar proposições para a prática pedagógica dos professores de educação Física que participam da pós-graduação. Avaliação em educação Física escolar.
Docentes: Danusa Robers
                 Maura Cândida Santos Bomfim
                 Luís Antônio da Silva


PLANEJAMENTO, REALIZANDO E AVALIANDO OS AVANÇOS E AS DIFICULDADES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA RESSIGNIFICADA - 45h

Ementa: Esta disciplina busca construir um planejamento cole6vo como estratégia de formação continuada. Abordará a pesquisa da própria prática como estratégia de formação e desenvolvimento da prática docente. Construirá junto com os docentes/discentes estratégias para as intervenções no contexto da escola.
Docentes: Igor Barbarioli Muniz
                 Mauro Fontoura Borges Neto


SEMINÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO FINAL - 30h

Ementa: A construção lógica do Pré Projeto de Pesquisa e do Projeto de Pesquisa. Apresentação e defesa.
Docente: José Maurício Diascânio

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página